10.15.2014

14/10/2014 DIA DO PROFESSOR

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem redação final
Sessão: 227.4.54.OHora: 20h2Fase: OD
Orador: ARNALDO FARIA DE SÁData: 14/10/2014



O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ 
(PTB-SP. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, requeiro que seja inserido nos Anais desta Casa documento que acompanha nosso presente discurso.
Trata-se, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, da homenagem prestada pela Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo APAMPESP - Regional de Ribeirão Preto, cuja diretora é a nossa querida professora Daisy Apparecida Tirahoschi, às nossas queridas professoras Dalva de Freitas Soares, Marília de Lourdes Duarte da Silva e ao professor Antonio Francisco Bonfim.
Em especial, a data 15 de outubro, é Data alusiva ao dia do professor, esse sofrido profissional que dedica anos de sua vida ao aprendizado, desde o prezinho até o Mestrado. Haverá na oportunidade um almoço do Dia do Professor, a ser realizado em Ribeirão Preto, no nosso Estado de São Paulo, em homenagem a essas três personalidades da APAMPESP que, no momento em que nossa APAMPESP comemora 20 anos de luta, pioneiros que foram, trabalharam incansavelmente para que se estruturasse aquela associação e de que dela participavam o maior número de associados, fazendo-se ser ouvida, iniciando assim esse árduo trabalho e nele foram o exemplo de que boas sementes em terra fértil frutificam, e assim hoje, a nossa querida APAMPESP faz a diferença.
Parabéns Professor Dalva de Freitas Soares, nossa querida amiga e professora Dalva! Saúde é o que te enviamos daqui de Brasília!
Parabéns Professora Marília de Lourdes Duarte da Silva e Professor Antonio Francisco Bonfim, pela tão merecida homenagem.
DIA DO PROFESSOR

Dia do Professor é comemorado no Brasil todos os anos no dia 15 de outubro. O Dia dos Professores em 2014 será amanhã quarta-feira.
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para comemorar seu dia, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Um quarto dos docentes que dão aulas em escolas de educação básica mantém contratos temporários com o poder público ou são terceirizados. São mais de 450 mil professores de um total de 1,8 milhão de profissionais que lecionam em unidades públicas. Quando analisado apenas o ensino médio das redes estaduais brasileiras, os temporários representam 30% do total de professores. Em algumas disciplinas, como química e física, eles preenchem 40% das funções docentes.
Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou agora em maio um estudo sobre os desafios do magistério da educação básica no Brasil. Para o Ipea, a precarização dos contratos de trabalho na rede pública é considerado o "problema mais proeminente" do sistema educacional brasileiro. Os professores que não são efetivos chegam a receber menos, possuem pouca segurança jurídica como empregado, devem se desvincular das redes em determinado momento e não têm direitos, como por exemplo, à assistência médica, concedida aos servidores efetivos.
E devemos valorizar o profissional, devemos valorizar o professor.

E, aproveitando, como momento de reflexão, cito a frase de Monteiro Lobato,
 um país se faz com homens e livros.....

Oração dos Professores

Senhor meu Deus e meu Grande Mestre,
eu venho a Ti agradecer pela capacidade
que me deste de aprender e ensinar.
Senhor, venho te pedir para abençoar minha mente
e imaginação para fazer o melhor que puder
para compreensão dos meus alunos e que eles também
sejam abençoados em seus aprendizados.
Leva-me a ter e a transmitir sabedoria, habilidade,
sinceridade, paciência, amizade e amor a todos os meus alunos.
Que eu seja como oleiro, que trabalhe com o barro pacientemente,
até chegar a ser um belo vaso ou uma obra de arte.
Dá-me Senhor, um coração humilde,
uma mente sábia e uma vida abençoada,
pois Tu és o meu único Senhor e Salvador.
Em nome de Jesus, o mestre dos mestres,
Amém.