10.22.2009

21/10/2009 - COBAP/SINDIPAN/FÓRMULA 1

O SR. SILVIO COSTA - Presidente, por favor.
O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Sr. Presidente...
O SR. PRESIDENTE (Marco Maia) - Deputado Arnaldo Faria de Sá e, depois, Deputado Silvio Costa.
O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, enquanto não se atinge o quorum, já que o painel foi zerado, quero pedir autorização de V.Exa. para fazer o registro, extremamente importante, da realização na última semana do Congresso Nacional Extraordinário dos Aposentados e Pensionistas da COBAP, em Luziânia. Sem dúvida nenhuma, a carta que foi tirada desse Congresso mostra que nós deveremos votar, na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto que trata do fim do fator previdenciário e o projeto que trata da recuperação das perdas, que estavam parados, um há mais de 11 meses e o outro há 6 meses, na Comissão de Finanças e Tributação.  Agora, temos a oportunidade de votá-los na Comissão de Constituição e Justiça, e aqui esperam todos os aposentados e pensionistas. Por isso, Sr. Presidente, pedimos a autorização de V.Exa. para dar como lida a carta da COBAP, do encontro em Luziânia, que tem todas essas expectativas de que possamos atender ao anseio dos aposentados e pensionistas. Quero também registrar, Sr. Presidente, que, em São Paulo, no último fim de semana, foi realizado o grande evento esportivo da cidade, Fórmula 1. Eu tive a oportunidade de, por duas vezes, renovar esse contrato: primeiro, como Secretário de Esportes, em 1993, e, depois, como Secretário de Governo, no ano 2000. Cumprimento Thomaz Orroni, responsável pela organização do evento, que foi impecável, uma participação muito grande dos organismos municipais da cidade de São Paulo no trânsito, nas linhas especiais, o que permitiu, acima de tudo, a chegada e a saída do autódromo de maneira bastante eficaz. Para finalizar, Sr. Presidente, quero registrar que na última sexta-feira foi realizada em São Paulo a festividade em comemoração ao Dia Internacional do Pão e cumprimento aqui o Antero Pereira, Presidente do Sindicato da Panificação, pelo grande evento não só na Praça da Sé como em várias favelas da cidade. Obrigado, Presidente.

21/10/2009 Defesa dos Deficientes Visuais

PRESENTES OS SEGUINTES SRS. DEPUTADOS:

O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) - A lista de presença registra o comparecimento de 242 Senhoras Deputadas e Senhores Deputados.
O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) - Venham ao Plenário, Srs. Deputados. Precisamos atingir o quorum de 257 para votar a matéria que está na Ordem do Dia.
O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) - Tem a palavra o Deputado Arnaldo Faria de Sá.
O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB-SP. Reclamação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero registrar a posse do Ministro José Múcio Monteiro no Tribunal de Contas da União e cumprimentar S.Exa. pelo grande trabalho que fez como Líder do PTB e como Ministro das Relações Institucionais. Desejo que tenha êxito no Tribunal de Contas da União. Sr. Presidente, quero fazer uma reclamação a respeito de um cartaz distribuído pela própria Câmara dos Deputados em vários panfletos e até em painéis, que diz o seguinte: Em terra de cego, quem tem um olho érei. Não podemos, a Câmara dos Deputados, fazer propaganda desse tipo. Peço a V.Exa. que determine sejam retirados esses cartazes e o próprio painel, porque é uma agressão aos deficientes visuais. Temos que ter respeito. Nossa Casa não pode cometer este equívoco: Em terra de cego, quem tem um olho é rei. É lamentável que a Câmara dos Deputados tenha feito...
O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) - Deputado Arnaldo Faria de Sá, do que está tratando o cartaz? Do que trata?
O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Trata do sistema de comunicação da Câmara dos Deputados. Independentemente do que trate, não pode este título capitanear o cartaz: Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) - Acolho a reclamação de V.Exa. e determinarei à Diretoria da Casa que recolha esses cartazes.
O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Muito obrigado.

21/10/2009 - Registro do Congresso da COBAP/Panificação/Fórmula 1

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra ao ilustre Deputado Arnaldo Faria de Sá.

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, primeiro, parabéns pelo seu aniversário. V.Exa. é membro ímpar na Mesa da Câmara dos Deputados. Queria registrar o grande evento realizado em São Paulo no final de semana, da Fórmula 1, cumprimentando o organizador Tamas Rohonyi, seu organizador; foi um grande sucesso. Quero cumprimentar também o etéreo Presidente do Sindicato dos Panificadores de São Paulo pelo evento do Dia Nacional do Pão. S.Sa. fez um grande distribuição na Praça da Sé e em várias outras regiões. Igualmente, quero registrar a realização de uma manifestação de apoio à PEC 300 feito pela ASBRA e pela Associação de Cabos e Soldados de São Paulo; registrar a reunião discutindo a igualdade racial realizada no último sábado. Várias entidades reclamam desta Casa aquilo que foi aprovado e que tem recurso pendente impedindo a continuidade do projeto de ir para o Senado. Quero agradecer o convite da UNISA, na semana jurídica, por termos feito uma palestra sobre previdência social extremamente importante. E, finalmente, quero cumprimentar a COBAP pelo congresso que realizou na última semana em Luziânia, Goiás, congresso ordinário reclamando a questão de aposentados e pensionistas, projetos que já saíram da Comissão de Finanças e aguardam a indicação de Relator na Comissão de Constituição e Justiça ou do fim do fator previdenciário da recuperação das despesas. Obrigado Presidente e parabenizando Inocêncio Oliveira.
O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) Muito obrigado.