2.18.2008

18/02/2008 INSS antecipa pagamento de aposentados

Previdência social

INSS antecipa pagamento de aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a depositar na próxima segunda-feira, dia 25, a antecipação do pagamento dos 8,5 milhões de aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e têm cartão de pagamento com final um, desconsiderando-se o dígito. Nos dias 26, 27, 28 e 29 recebem os com cartão de pagamento de finais dois, três, quatro e cinco, desconsiderando-se o dígito.
Entre os dias 3 e 7 de março, serão pagos os benefícios dos demais segurados, tanto os que ganham até um salário mínimo e têm cartão de pagamento de seis a zero, como os que recebem mais que o piso nacional.
Os beneficiários poderão tirar dúvidas sobre o pagamento na Central 135. Ao ligar, ele deve ter em mãos o número do benefício ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Na internet, o usuário poderá saber o dia exato do pagamento ao procurar o link Extrato de Pagamento de Benefício. É necessário o número do benefício e a data de nascimento do segurado. Até dezembro de 2008, o pagamento ocorrerá sempre nos cinco últimos dias úteis do mês para os que ganham até um salário mínimo, com número final do cartão de pagamento de um a cinco, e nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, para os demais. Com exceção da antecipação, todo sistema de pagamento dos benefícios do INSS permanecerá o mesmo.
Para evitar o acúmulo de pessoas nos bancos, e conseqüente desconforto para os segurados em dias de expediente reduzido, como foi a quarta-feira de cinzas, a MP nº 404, publicada em 12 de dezembro, estabeleceu que serão considerados dias úteis apenas aqueles em que o expediente bancário seja realizado com horário normal de atendimento.
Carlos Rangel
Da equipe do DiárioNet